REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO
EVENTO FILIADO À

CONTATO

ffparanapiacaba@gmail.com

+ 55 (11) 99193-9484

SEDE FFPARANAPIACABA

CERA - Centro de Estudos e Residência Artística

Av. Campos Sales, 454 - Vila de Paranapiacaba

SIGA O FFP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba 

MOSTRA DE FILMES

Muros: partir e construir

Contributos artísticos de Portugal para uma reflexão global

     Muros: partir e construir reúne oito filmes de nove criadores contemporâneos portugueses de durações e formatos diferentes, para falar sobre revolução, imigração, gênero, partida e abandono, burocracia e nacionalismos, arquivo e memória. Com a fotografia, o filme, e a animação, da tônica documental à ficcional, em digital e analógico, a seleção centrou-se na recolha de visões subjetivas de portugueses, visões estas ancoradas em preocupações políticas, éticas e sociais.

   Partindo de diferentes especificidades, desde o movimento português pós-revolucionário SAAL, do desalojamento de uma comunidade inteira em favor da construção de uma barragem, da vivência de refugiados do médio oriente, aos fluxos históricos da emigração econômica dos portugueses, os pontos de partida dos autores são diversos para pensar vicissitudes humanas. Estes filmes tornam prementes a temática dos corpos que partem, pelas várias inabitabilidades dos lugares, dos corpos que se mostram e circulam, que se revoltam e constroem, e que assim se vão (re-)pensando com poesia, memória e futuro.

    Os artistas de origem portuguesa, espalham-se por territórios e línguas outras, do árabe, ao inglês, ao changana e claro com o português - numa riqueza e diversidade de sonoridades e sotaques da língua portuguesa. Um português dito, legendado e traduzido, que quiçá será por vezes incompreendido – mas assim se tornando mais matéria, da imagem e do som.

Curadoria de Daniel Moreira e Rita Castro Neves