Tiago Santana (Afrotometria),
Eustáquio Neves e
Derí Andrade(Projeto Afro)

Painel Festival 2020

19 de Novembro

Às 19h

Um Recorte na Antologia da Fotografia Afro - brasileira

Afrotometria é um coletivo de fotografia preta que formou-se em 2018, a partir da inquietação causada pela ausência de profissionais negros no mercado audiovisual, exercendo protagonismo em processos de criação e expondo seus trabalhos. 

Tiago Santana é fotojornalista, arte educador e faz parte do coletivo afrotometria. Formado em produção audiovisual e técnico em processos fotográficos, especializou-se em retratar pessoas negras e através desse tema desenvolve projetos e oficinas.

Artista visual autodidata, formado em química em 1980. Nasceu, trabalha e mora no Brasil. Desde 1989, pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias na fotografia. Nos últimos quinze anos, vem pesquisando as mídias eletrônicas, incluindo sequência e movimento. Entre outras linhas de interesse, discute temas relacionados à identidade e à memória da cultura afrodescendente com o trabalho social e crítico, o que muitas vezes leva a diferentes níveis de leitura.
Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em várias mostras no Brasil e no exterior, e tem recebido prêmios e consagração do público e da crítica.

Entre outros, recebeu os prêmios:

Vídeo Experimental “Dead Horse” Filme em Minas / Secretaria de Estado da Cultura / Brasil;
Prémio Videobrasil e WBK Vrije Academie Residence, Dan Haag / Holanda;
Prêmio C Magazine / Ivory Press Collection, Londres / Reino Unido;
Prêmio Especial Porto Seguro de Fotografia, São Paulo / Brasil;
PRÉMIO J. P. MORGAN PRÊMIO FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA, São Paulo / Brasil;
Residence Grant no Gasworks Studios e no Triangle Arts Trust com apoio do Autograph - ABP, Londres / Reino Unido;
Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura e Funarte /
Rio de Janeiro, Brasil;
Bolsa ZUM de Fotografia, 2019, IMS/ SP.

 

Deri Andrade, alagoano radicado em São Paulo, é jornalista (Centro Universitário Tiradentes - Unit), com especialização em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pelo CELACC - Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (USP), onde aprofundou suas pesquisas sobre arte afro-brasileira, investigando a correlação entre conteúdo e forma presente nas poéticas de artistas negros/as/es. É aluno especial de mestrado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, nas disciplinas História da Arte Contemporânea e História da Arte Africana. Desenvolveu a plataforma Projeto Afro, resultado de um mapeamento de artistas negros/as/es em âmbito nacional, por entender que a arte é um importante campo de disputa e também instrumento catalisador na luta antirracista. Tem passagens por instituições culturais, entre elas o Museu de Arte Moderna de São Paulo (atualmente), a Unibes Cultural e o Instituto Brincante.
 

Acompanhe:

Tiago Santana:

Afrotometria:

Site: https://www.afrotometria.com.br/

Derí Andrade:

Projeto Afro:

Site: https://projetoafro.com/

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Instagram

LIVE

REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO

CONTATO

SIGA O FFP

Tel.: +55 11 9 4543 0200

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba