REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO
EVENTO FILIADO À

CONTATO

ffparanapiacaba@gmail.com

+ 55 (11) 99193-9484

SEDE FFPARANAPIACABA

CERA - Centro de Estudos e Residência Artística

Av. Campos Sales, 454 - Vila de Paranapiacaba

SIGA O FFP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba 

A VILA

Paranapiacaba surgiu em 1867 inicialmente como um acampamento operário no Alto da Serra e não demorou para se tornar o principal polo de escoamento do café da província paulista para o porto de Santos. A Vila começou a tomar forma a partir do ano de 1896, com a construção da sua segunda estação, denominada Serra Nova, que foi realizada pela inglesa São Paulo Railway (SPR), primeira companhia ferroviária no país.

Do lugar onde se avista o mar São Paulo também viu seu crescimento econômico chegar. Sem as atividades comerciais que aconteceram na região a metrópole não teria alcançado tamanha influência que tem hoje em dia. 

 

Mesmo com a crise cafeeira de 1929, Paranapiacaba ainda funcionava a todo vapor.  Em outubro de 1946, a SPR foi encampada pela União, dando origem à "Estrada de Ferro Santos-Jundiaí", no entanto, somente em 1950 ela passa fazer parte da Rede Ferroviária Federal.

Já em declínio, o sistema funicular sofre um grande impacto com um incêndio que atinge a antiga estação em janeiro de 1981 e é completamente desativado no ano seguinte. Apesar de sofrer até hoje com as consequências a queda no investimento ferroviário, a Vila ainda é símbolo da história e vive da atividade turística na região.

Retratos da Vila, Ale Ruaro