Pontos Turísticos
GUIA DE SERVIÇOS
• Antigo Mercado
Construído em 1899 para abrigar um empório de secos e molhados, chegou a
ser usado como uma lanchonete. Depois de muito tempo fechado, hoje recebe atividades multiculturais da Vila.
R. Manoel Ferraz de Campos Salles s/nº – Parte Baixa
Entrada franca
• Biblioteca De Paranapiacaba Ábia Ferreira Francisco – Casa Da Cultura
Avenida Rodrigues Alves, 472 – Parte Baixa
• Casa de Arquitetura (CDARQ)
O CDARQ (Centro de Documentação de Arquitetura e Urbanismo) funciona em um conjunto de quatro residências geminadas e abriga uma exposição permanente sobre a formação urbana da Vila, seu patrimônio arquitetônico e a tecnologia construtiva em madeira.
R. Manoel Ferraz de Campos Salles s/nº
Entrada franca
• Casa da Família Ferroviária / Casa Fox
É constituída por duas casas geminadas em madeira, com tijolos e telhas francesas, construída entre 1897 e 1901 e restaurada em 2004. Hoje a casa abriga a exposição “Casa da Família Ferroviária” que, através de ambientes cenográficos e fotografias antigas, transporta o visitante para a década de 30, o auge da vila inglesa.
Av. Fox, s/nº – Parte Baixa
Entrada RS 3,00
• Clube União Lyra Serrano
Da união entre a Sociedade Recreativa Lyra da Serra (cultural) e do Serrano Football Club (esportivo) nasceu o Clube União Lyra Serrano, por volta de 1938.
R. Antonio Olyntho s/nº – Parte Baixa
Entrada franca
• Coreto
Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa
• Escola Estadual Senador Lacerda Franco
Av. Ford, 423 – Parte Baixa
• Garagem Das Oficinas (Plataforma do Expresso Turístico)
Parte Baixa
• Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba
A lgreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba é ponto de referência na paisagem da Parte Alta. Sua pedra fundamental foi lançada em fevereiro de 1884 e em 2019, por meio de uma parceria entre a comunidade, a cúria diocesana e a Prefeitura, a igreja foi reformada.
Largo da Igreja s/nº – Parte Alta
• Locobreque
Parte Baixa
• Museu Castelo
Construído em 1897 para ser a residência do engenheiro-chefe da ferrovia, que gerenciava partir dali o tráfego de trens na subida e descida da Serra do Mar, o pátio de manobras, as oficinas e os funcionários residentes na Vila Velha e Vila Martim Smith.
Caminho do Mens, s/nº – Parte Baixa
Entrada RS 3,00
• Museu Funicular
Local onde originalmente funcionavam as máquinas fixas do quinto patamar da segunda linha, que tracionavam os trens no percurso íngreme do trajeto, agora abriga vagões, máquinas, objetos utilizados para manutenção de trens, e tenta contar um pouco da história da ferrovia na região. A chamada "Serra Velha", inaugurada em 1867, foi o primeiro sistema funicular empregado para transpor a Serra do Mar. O sistema funicular é composto por cinco patamares distribuídos pela Serra do Mar, sendo o 1° em Piaçaguera e o último na parada Alto da Serra, ou seja, Paranapiacaba. Neste museu você verá como funcionava o sistema de tração, as máquinas, Maria-Fumaça e outras peças ferroviárias.
Passarela da Estação, s/nº
• Torre do Relógio
A torre foi erguida em meados de 1898 e tem como principal característica o grande relógio inglês da marca John Walker. Suas baladas regulavam os horários dos trens e a entrada e saída dos funcionários da ferrovia. Trata-se do único monumento que restou após o incêndio da antiga estação de trem, em 1981.
Pátio ferroviário. s/nº