REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO
EVENTO FILIADO À

CONTATO

ffparanapiacaba@gmail.com

+ 55 (11) 99193-9484

SEDE FFPARANAPIACABA

CERA - Centro de Estudos e Residência Artística

Av. Campos Sales, 454 - Vila de Paranapiacaba

SIGA O FFP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba 

Caminhar-Inventariar

Ricardo Luis Silva

  A caminhada será realizada no final de semana anterior ao festival. Assim todos os participantes da oficina podem participar das atividades propostas na programação do FFP. Além disso, teremos tempo hábil para editar e produzir a publicação. A proposta é que esta publicação (livreto com 20 páginas, imagens e pequenos textos e depoimentos, tons de cinza, formato 14x20 cm, papel pólen 90g, tiragem de 200 a 300 exemplares) seja lançada durante as atividades da Feira de publicações no domingo do festival.

 

Início da caminhada: sábado, dia 24 de agosto, às 07h30 saindo da estação de trem da CPTM Prefeito Celso Daniel, em Santo André. Ponto de encontro:  catracas de desembarque para a rua Itambé.

Fim da caminhada: sábado, dia 24 de agosto, por volta das 18h00 chegando na sede do festival, na vila de Paranapiacaba, onde realizaremos uma conversa e balanço da caminhada e dos inventários individuais dos participantes, recolhendo material imagético e textual para a publicação. [sugestão de local: casa-sede do CERA]

Percurso total: 40 km.

Recomendações para os inscritos: roupas e calçados confortáveis, uma mochila leve com água e lanche (compartilharemos um “almoço” em trânsito). Não é necessário ter prática com caminhadas longas, mas é recomendável ter uma boa disposição física. Os registros poderão ser feitos com máquinas fotográficas, celulares, desenhos, anotações, etc. 

Vagas: 20 participantes.

Inscrição: R$ 50,00 (vendas pelo Eventbrite) para auxiliar nas despesas da produção da publicação. Aceita cartões de crédito Visa e Mastercard, boleto e depósito. 

Reembolso: É permitido solicitar reembolso integral até 7 dias antes da data do início do evento.​

Transferência de matrícula: A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

A editora Gustavo Gili apoia essa oficina e presenteará os “caminhadores” com o livro de Perec “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”, uma sacola e uma caderneta de anotações de campo.

1/1
UM CONVITE AOS MUROS

 Caminhada fotográfica pelas paisagens de neblinas, reais ou imaginárias, que sobem a serra e nos instigam a descer até a antiga vila ferroviária. Caminhada de muros, reais ou imaginários, que impedem, dificultam, obstruem, conduzem, desenham, protegem, anunciam, convidam.

 Assumindo o convite de Francesco Careri, caminharemos estabelecendo uma prática estética com o território, com a paisagem, com o corpo, com as percepções, com os registros da passagem de coisas, de pessoas, de momentos, de memórias. Passagem do tempo, no tempo. E com esses registros, estabelecer uma catalogação da experiência vivida, um inventário. Um inventário fotográfico inesgotável, assim como queria o escritor francês Georges Perec.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Dúvidas e perguntas entre em contato

oficina.ffp@gmail.com