SOBRE O FESTIVAL
O Festival de Fotografia de Paranapiacaba foi criado em 2018 como um processo formativo e curatorial.
Em 2019, O FFParanapiacaba conquistou uma sede na Vila de Paranapiacaba, batizada de CERA - Centro de Estudos e Residência Artística. A casa pretende manter viva a proposta do Festival durante todo o ano, realizando eventos e ações que incentivam a reflexão e experimentação nas artes visuais, além de envolver e mobilizar a comunidade local e visitantes.
UMA CELEBRAÇÃO À FOTOGRAFIA, À ARTE,
AOS DIREITOS HUMANOS E AOS TERRITÓRIOS CRIATIVOS
"Em um território de aprendizagem criativo e lúdico, o Festival de Fotografia de Paranapiacaba acontece para favorecer colaborações democráticas, discutir e compartilhar a memória, o patrimônio, a educação, a inclusão, os direitos humanos, o afeto, a empatia, a sustentabilidade, a cidade criativa e educadora, a alfabetização visual, a arte e a cultura.
Esta Vila, que surgiu para abrigar os trabalhadores que construíram a linha ferroviária Santos-Jundiaí, foi fundamental para o desenvolvimento e identidade do Brasil. Nesta paisagem cultural, pretendemos reunir um grupo diversificado para trocar experiências, construir pontes e diálogos, promovendo sinergias, incentivando a participação social por meio de práticas criativas, técnicas, éticas e estéticas imagéticas e, assim, aprofundar questões da leitura crítica e construção da imagem no mundo contemporâneo.
Um Festival é uma ocasião para celebrar.
Vamos festejar na Vila de Paranapiacaba!"
JOÃO KULCSÁR
curador e diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba - FFP