REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO
EVENTO FILIADO À

CONTATO

ffparanapiacaba@gmail.com

+ 55 (11) 99193-9484

SEDE FFPARANAPIACABA

CERA - Centro de Estudos e Residência Artística

Av. Campos Sales, 454 - Vila de Paranapiacaba

SIGA O FFP

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba 

Fechando o Gol & Feliz Aniversário | Daniel Augusto Jr.

O fotojornalismo esportivo é um gênero da fotografia que nos permite na maioria das vezes relembrar momentos. Nesta área encontramos muitos fotógrafos de destaque entre eles Daniel Augusto Jr., que atua desde os finais dos anos 70. Em 2003 ele foi convidado pelo site do Corinthians para fotografar para o time, e em Janeiro/2008 passou a acompanhar os treinos, concentrações, viagens e jogos. Neste período publicou 13 livros de 12 títulos conquistados pelo time.

Em 1895, de acordo com historiadores, surge o primeiro campo com medidas oficiais do Brasil na Vila ferroviária de Paranapiacaba, criado pelos operários e engenheiros ingleses da SPR (S. Paulo Railway), na qual trabalhou Charles Miller (1874–1953). Na planta da Vila, da década de 1890 já aparece o desenho do campo de futebol, atual onde o time da Vila enfrentou o Corinthians na primeira metade do séc. 20. É neste local que acontecem as exposições . A primeira é “Feliz aniversário”, em comemoração aos 109 anos do SCCP, com imagens marcantes dos últimos anos do time do parque São Jorge, como as conquistas da Taça Libertadores e Mundial em 2012 e os últimos campeonatos brasileiros e paulista e a segunda “Fechando o Gol” com fotos do goleiro Cássio.

As imagens de Daniel mesclam a técnica e estética apurada do fotojornalismo com a emoção dos momentos históricos do time nos últimos anos de conquistas. A mistura de fotografia e futebol é muito forte, quando revemos essas imagens são evocados os sentimentos que tivemos no momento destas conquistas, principalmente da Libertadores e do Mundial em 2012.

 

João Kulcsár

Curador