Fotometria
Para Pele Negra
Vic Cirino
Este curso tem como objetivo discutir e analisar as formas de representação dos negros as comparando com a produção artística de artistas contemporâneos afro-brasileiros e em diáspora. A partir disso, serão produzidas imagens com uma estética que a artista chama de decolonial - quando vai contra tudo que o colonial impõe - estudando iluminação e fotometria para os tons de pele negra.
O que levar: câmera profissional ou semi profissional.
Dia: Domingo - 01.09
Horário: 10h às 16h
Local: Vila de Paranapiacaba
Vagas: 15 participantes
Faixa etária: 16+
Inscrição: R$ 280,00 (vendas pelo Eventbrite). Aceita cartões de crédito Visa e Mastercard, boleto e depósito.
Política de desconto - Professores de ensino público 50%, estudantes 30% e alunos do Senac 50% de desconto mediante apresentação de documento comprobatório enviado por e-mail na matrícula - oficina.ffp@gmail.com
Política de Bolsas: esta oficina possui vagas para bolsas. Para solicitar envie um e-mail com carta de intenção para oficina.ffp@gmail.com com o assunto "bolsas".
Reembolso: É permitido solicitar reembolso integral até 7 dias antes da data do início do evento.
Transferência de matrícula: A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.
A fotografia é essencial quando pensamos em representatividade e memória. Diversas linguagens artísticas influenciaram na nossa construção de olhar, ideologias e identidade, em especial, a fotografia. O daguerreótipo, os cartes de visite, a primeira câmera Kodak e a câmera digital foram as revoluções tecnológicas que mais influenciaram na difusão da fotografia na sociedade, nos impactando de diversas formas.
Os cartões “Shirley” foram produzidos pela Kodak a partir de 1940 e desde então, foram usados em laboratórios de impressão para se ter uma padronização das cores e dos tons de pele, fazendo com que os tons de pele variados não fossem representadas de forma correta. Um dos reflexos dessa padronização, é a forma que os tons de pele dos negros são retratados. Não só a cor da sua pele, mas também a forma que o negro está posicionado, os tipos de suas vestimentas e as jóias.
Faça sua inscrição aqui!
Dúvidas e perguntas entre em contato