Painel Festival 2020

17 de Novembro

Às 19h

Mamama coletiva e
The Journal coletiva

Coletivos femininos na Fotografia 

O Coletivo Mamana é composto por oito mulheres em diferentes estados do Brasil com foco em fotojornalismo, fotografia de rua e documental. O Coletivo já cobriu movimentos da história do Brasil, como o Impeachment da presidente Dilma, o movimento dos estudantes em 2016 e a posse do presidente Bolsonaro.
Representando o Coletivo, conversamos com Jacqueline Lisboa, estudou História na UnB, pesquisadora e fotógrafa; Janine Moraes, graduada em Comunicação Social, Jornalismo, é fotógrafa; e Mel Coelho, é uma das fundadoras do Coletivo e é fotojornalista há seis anos.
Durante a live, as três nos contaram a criação do Coletivo e como ele funciona, mostrando o trabalho de todas as integrantes e as pautas mais importantes que já cobriram.

 

The Journal é um projeto coletivo global onde mais de 400 fotógrafas mulheres* estão documentando suas vidas durante a pandemia do coronavírus. Viramos as câmeras para nós mesmas, nossas famílias, em momentos íntimos e espaços privados. Ao nos concentrarmos em nossas experiências coletivas pessoais e emocionais durante esta crise,
trouxemos nuances à forma na qual a pandemia está sendo retratada atualmente.
O The Journal foi iniciado por Charlotte Schmitz e Hannah Yoon da comunidade Women Photograph, juntamente com o Friendzone Studio, onde uma plataforma foi criada para expandir colaborativamente os limites da narrativa nas mídias sociais. As participantes se revezam nas postagens de seus trabalhos no Instagram. Além disso, editoras de várias publicações internacionais, tais como as da revista Time, Vogue Itália, revista ZEIT, entre outras, são convidadas a participar da nossa comunidade fazendo a curadoria do nosso trabalho.
À medida que a pandemia muda e evolui ao redor do mundo, continuamos compartilhando percepções íntimas sobre nossas vidas ao redor do mundo, tanto no espaço privado quanto no público.

LIVE

REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO

CONTATO

SIGA O FFP

Tel.: +55 11 9 4543 0200

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba