NARRATIVAS VISUAIS 

1. DO OBJETO

   1.1. Com o intuito de proporcionar visibilidade e oportunidade no campo da fotografia, a Convocatória Fotográfica do Festival de Fotografia de Paranapiacaba - FFP Edição 2020 abre espaço para fotógrafos, fotógrafas e fotografes para participarem de exposição coletiva.

   1.2. Esta convocatória se refere à CATEGORIA II - NARRATIVAS VISUAIS. Nesta categoria é permitida a inscrição de uma série de 3 (três) fotos. Serão selecionados até 10 (dez) autores.

   1.3. A exposição coletiva será realizada em 2020 na Vila de Paranapiacaba ou em outro local que a equipe do FFP julgue adequado e relacionado à programação do Festival. A exposição seguirá os protocolos orientados da Prefeitura e poderá ser vista também online através do site do festival (www.ffparanapiacaba.com.br).

 

2. DO TEMA

​As fotos da convocatória devem seguir a proposta temática de cada edição do festival. O tema que permeia toda a programação do Festival de Fotografia de Paranapiacaba – FFP 20 é “Meio Ambiente”. A aproximação imagética com o Meio Ambiente apresenta diferentes possibilidades e alguns exemplos são: espaço urbano (moradia, resíduo, transporte); aspectos naturais como flora e fauna; água; consumo, sustentabilidade entre outros. Na perspectiva estética, podem ser usadas todas as linguagens como fotojornalismo, autoral com ou sem  manipulação da imagem (ver item 4.1).

Veja o texto “t.e.r.r.a: o manifesto” que apresenta um pouco mais sobre a proposta temática do festival deste ano (www.ffparanapiacaba.com.br/edicao-2020-tema ).

3. DA INSCRIÇÃO

   3.1. As inscrições poderão ser realizadas no período de 24 de setembro a 18 de outubro de 2020, exclusivamente pelo formulário online disponível no link http://bit.ly/narrativasvisuaisffp20.

   3.2. A taxa de inscrição tem o valor de R$50,00 (cinquenta reais) para qualquer categoria. O valor não é reembolsável.

   3.3. Não há limite de inscrição por participante. Contudo, cada inscrição contará com a mesma taxa de R$50,00 (cinquenta reais).

   3.4. O pagamento deve ser realizado por meio de depósito em conta:​

Banco Bradesco (237)

Agência: 2716-2

Conta Corrente: 25318-9

CNPJ 06.787.974/0001-43

​   3.5. O valor de inscrição tem o objetivo de financiar os custos de impressão, estrutura logística, produção, suporte, montagem e desmontagem da exposição e de sua divulgação.

   3.6. Serão concedidas 10 isenções de taxa de inscrição em cada uma das categorias, para os participantes que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal. O critério de concessão das isenções será por ordem de inscrição dos participantes que comprovem fazer parte do CadÚnico, enviando o comprovante atualizado - gerado através do site meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/- com os demais documentos solicitados no item 3.7.

   3.7. Para efetuar a inscrição, o participante deverá:

a) Preencher o formulário online com os seguintes dados:

​E-mail, nome completo, data de nascimento, telefone, endereço completo e um texto explicativo de aproximadamente 10 linhas sobre o ensaio fotográfico.

b) Anexar no formulário online um arquivo em PDF com o comprovante do pagamento da taxa de inscrição (ou comprovante de inscrição no CadÚnico, no caso mencionado no item 3.6.).

c) Anexar no formulário online 3 (três) arquivos em JPEG com as fotografias, conforme item 4.

   3.8. A confirmação de inscrição será feita pela equipe do festival em até 72 horas após preenchimento do formulário.

   3.9. Não serão aceitas inscrições realizadas depois do prazo de inscrição.

4. DAS FOTOGRAFIAS :

   4.1. As fotos são totalmente livres, podendo haver ou não manipulação de imagem, utilizando de forma literal ou metafórica a linguagem fotográfica para explorar todas as possibilidades de formas de retratar o assunto.

   4.2. Para a CATEGORIA II - NARRATIVAS VISUAIS deve ser enviada uma série de 3 (três) fotos. As fotos deverão estar em baixa resolução no formato JPEG e os arquivos deverão ser nomeados da seguinte maneira: NOME DO AUTOR_NUMERAÇÃO DAS FOTOGRAFIAS_NOME DA OBRA (se houver).

   4.3. Não inserir nenhuma identificação (ex: nome, instagram) nas imagens, pois o júri não terá acesso aos nomes, só receberá o arquivo com um número de inscrição.

5. DA COMISSÃO JULGADORA:

   5.1. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por: Denise Camargo (Professora e Fotógrafa – DF), Gláucia Nogueira (Fotógrafa e Diretora de filmes – Paris), João Kulcsár (Professor e Curador – SP), Nayara Jinknss (Fotógrafa e Professora - PA), Patrícia Veloso (Curadora e Editora – CE).

   5.2. Serão selecionadas 10 (dez) séries na categoria Narrativas Visuais, que farão parte da Exposição convocatória do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

   5.3. A Comissão Julgadora é soberana, não cabendo de suas decisões qualquer tipo de recurso.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

   6.1. O resultado desta seleção será divulgado no dia 24 de outubro de 2020 no site, Instagram e Facebook do Festival.

   6.2. Os contemplados receberão a notificação via e-mail.

​​

7. DOS SELECIONADOS:

   7.1. Os autores selecionados deverão enviar as imagens em alta resolução via WeTransfer no seguinte formato: JPEG, contendo 300dpi, para o e-mail convocatorias.ffp@gmail.com.

   7.2. O prazo de envio é de até 48 horas após a notificação da seleção por e-mail. Caso não haja o recebimento das imagens, o autor contemplado será desclassificado e o próximo selecionado da lista será chamado.

   7.3. Os autores das fotos selecionadas autorizam automaticamente o Direito de Uso de Obra Artística durante o Festival para que as imagens possam ser divulgadas. Isso não implica na perda dos direitos autorais do participante.

   7.4. Os contemplados autorizam o Festival o direito de usar o seu nome e imagens, para fins de divulgação, em qualquer meio ou mídia, com os créditos de autoria.

8. DA PREMIAÇÃO:

   8.1. A exposição coletiva será realizada em 2020 na Vila de Paranapiacaba ou em outro local que a equipe do FFP julgue adequado e relacionado à programação do Festival. A exposição seguirá os protocolos orientados da Prefeitura e poderá ser vista também online através do site do festival (www.ffparanapiacaba.com.br).

   8.2. O Festival de Fotografia de Paranapiacaba será responsável pela curadoria, projeto expográfico, impressão das imagens e produção geral da exposição.

   8.3.  O primeiro colocado da CATEGORIA NARRATIVAS VISUAIS será premiado com uma Impressão fine art 20x30 cm das fotos apresentadas na convocatória, entregue no Brasil.

​​

9. DISPOSIÇÕES GERAIS:

   9.1. A convocatória tem caráter exclusivamente cultural e recreativo.

   9.2. Quaisquer dúvidas sobre a convocatória ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas para o e-mail convocatorias.ffp@gmail.com

   9.3. A cidade de São Paulo é o local para resolução de possíveis questões entre as partes.

   9.4. O ato de participação comprovará o total conhecimento e a aceitação integral dos termos e das condições deste regulamento.

   9.5. O realizador da convocatória não se responsabiliza por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos selecionados, comparecimento à exposição, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados à convocatória.

REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO

CONTATO

SIGA O FFP

Tel.: +55 11 9 4543 0200

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba