OBSCURA: Algumas Câmeras e Suas Imagens | Ana Angélica Costa
Foto: Helio Carvalho
Foto: Tiago Rivaldo
Foto: Diceu Maués
Foto: Helio Carvalho
O Festival de Fotografia de Paranapiacaba receberá este ano um recorte e uma itinerância da exposição “OBSCURA: algumas câmeras e suas imagens”, com obras de Dirceu Maués, Luis Alberto Guimarães, Monica Mansur, Miguel Chikaoka e Tiago Rivaldo. A exposição apresenta imagens feitas com câmeras artesanais (pinhole) que exploram o fenômeno da câmera obscura.
As câmeras são apresentadas como protagonistas: os artistas projetaram suas câmeras como parte do percurso para a criação da imagem desejada, evidenciando como um determinado tipo e formato de câmera define a imagem que com ela se pretende obter, aumentando o leque de escolhas e possibilidades a se levar em conta em um projeto fotográfico. Assim, foram expostas diferentes imagens de artistas e fotógrafos junto com as câmeras que as originaram.
Com pesquisa e expografia de Ana Angélica Costa, a exposição tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o papel da imagem na arte e na vida contemporânea, bem como mostrar as possibilidades artísticas e conceituais da construção de aparelhos produtores de imagens.