Renata Beralle, Leonardo Wen e Joaquim Marçal

Fotógrafes

RENATA BERALLE

Bibliotecária formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2018). Foi pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa CNPq Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe) vinculado ao Centre de Recherche Internationales sur l'Imaginaire (CRI2i) entre 2018 e 2019, no qual participou do projeto Tagueamento social e consistência da indexação de imagens de arquitetura no Arquigrafia.

 

Teve seu trabalho de conclusão de curso premiado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Trabalhou no projeto 75 anos de Foto Cine Clube Bandeirantes: recuperação de um acervo, voltado ao resgate do acervo fotográfico e bibliográfico da instituição. Em 2010 integrou uma frente de pesquisa nacional para o catálogo da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), no qual também trabalhou como editora do portal. Também já colaborou no setor de catalogação e indexação de publicações fotográficas na Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

 

Como jornalista, atuou nas áreas de produção de conteúdo especializado em fotografia para documentação e divulgação de eventos na área como Paraty em Foco, Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia, Fórum Latino-Americano de Fotografia e Expedição Rio Pinheiros Vivo. Trabalha atualmente como consultora em organização de acervos.

 

LEONARDO WEN é fotógrafo, artista visual e pesquisador. Graduado em fotografia pelo Centro Universitário Senac (São Paulo, 2005), realizou duas especializações: cursou o Master of Arts in Photojournalism and Documentary Photography na London College of Communication (Londres - 2008), e também participou do Master Latinoamericano de Fotografía Contemporánea, no Centro de la Imagen (Lima, Peru - 2015).

 

Em sua atuação como fotógrafo documental, trabalhou por 5 anos no jornal Folha de S.Paulo (2005-2010). Desde então, colabora com diversos meios de comunicação, tanto do Brasil como do exterior.

 

Como pesquisador independente, desenvolveu em 2013 a plataforma O ÍNDIO NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA, graças ao Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte – projeto que será retomado em breve. Atualmente, dedica-se em tempo integral ao desenvolvimento desta BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA.

 

JOAQUIM MARÇAL ANDRADE é designer, fotógrafo e historiador. Coordena a Biblioteca Nacional Digital e é professor agregado da PUC-Rio. Pesquisador, curador e perito judicial em fotografia e artes gráficas, tem os livros fotográficos entre os seus objetos de estudo.

LIVE

REALIZAÇÃO
APOIO EDUCACIONAL
APOIO INSTITUCIONAL
PARCEIROS
APOIO

CONTATO

SIGA O FFP

Tel.: +55 11 9 4543 0200

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020.:Festival de Fotografia de Paranapiacaba